A Liga

 

A Liga Sanjoanense de Desportos, antiga Liga Sanjoanense de Futebol (LSF), é uma instituição que trata do futebol, e de outras 14 modalidades, em São João da Boa Vista e região.

Teve sua origem na antiga Comissão Municipal Extra de Futebol, que iniciou suas atividades em 27 de junho de 1947. Foi seu fundador o esportista Francisco Pedro Regini (Chicão), pai do atual Vice-presidente: Francisco Pedro Regini Junior.

A Comissão Extra de Futebol fez realizar campeonatos de futebol nos anos de 1947 a 1952. A partir de 1953, o Campeonato passou a ser realizado pela Liga Sanjoanense de Futebol, natural sucessora da referida Comissão, conforme ata de fundação. Em 1953, o então presidente da Comissão Municipal Extra de Futebol, João Baptista de Barros, teve a iniciativa de fundar uma Liga de futebol.
Em 06 de abril de 2001, a LSF passou a se chamar Liga Sanjoanense de Desportos, onde hoje reúne 15 modalidades esportivas.

Realiza, atualmente, diversos campeonatos de futebol, como o Campeonato Amador Regional, o Campeonato Amador da Amizade, a Copa São João, a Copa UNIFAE de Categorias de Base e o Campeonato Amador de Veteranos, além da Copa Regional de Voleibol.